PIBIS - Primeira Igreja Batista em Itapecerica da Serra

Visitas (06/02/06) 213731 | 4 usuários conectados. | |

enviar por e-mail | imprimir

Aprender | Como conquistar a prosperidade e a benção de Deus?

Como conquistar a prosperidade e a benção de Deus?

Por: Ivan Lisboa (ivanegeane@pibis.com.br)

 Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas. (Mat 6.33)

Introdução

É comum ouvir falar em prosperidade, e logo pensamos em bênção financeira, riquezas e benção material. Isso porque, achamos que a prosperidade está vinculada somente ao sucesso financeiro.

Há na Bíblia pelo menos vinte e três versículos ou mais, onde é mencionada a palavra prosperidade, e entendemos claramente que a prosperidade tem influência não somente no material como também no âmbito espiritual. Você pode:

- Ser próspero materialmente;
- Ser próspero Espiritualmente.
Mas como conquistar a prosperidade?
Antes de sabermos qual a receita, se faz necessário fazermos duas considerações:

1- A verdadeira prosperidade vem de Deus.

A Bíblia diz em Mat 6.24, que ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar a um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro. E o versículo conclui: Ninguém pode servir a Deus e as riquezas (Mamom).

Ser próspero: Não siguinifica deixar de servir ao Deus todo Poderoso, que tudo pode, tudo controla, tudo governa, dono do ouro e da prata.

Ser próspero: Não é servir as riquezas que simplesmente controla todo o sistema do materialismo e leva as pessoas a serem: Egoístas, avarentas, ambiciosas e mesquinhas.

As riquezas: Oferece algo passageiro. Pessoas podem ser ricas de dinheiro, mas serem pobres de saúde e felicidade. Mat. 16.26 diz: que adianta o homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?

O nosso Deus: Pode nos oferecer coisas eternas e suprir todas as nossas necessidades.

Veja o que diz a bíblia em Tg 1.17: Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto descendo do Pai das luzes em quem não há mudança nem sombra de variação.

Rm 8.32 diz: Aquele que nem a seu próprio filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele todas as coisas?

Por tanto ser próspero não é deixar de servir a Deus, nem ser altivo e por a esperança na incerteza das riquezas, mas demonstrar fidelidade ao Deus que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos.I Cr 29.12 diz: Riquezas e glórias vêm de diante de ti Senhor, e tu dominas sobre tudo, e na tua mão a força e poder, e na tua mão está o engrandecer e dá força a tudo. 

2- Não precisamos estar preocupados quanto nossas necessidades cotidianas. Porque?

É desnecessário: Jesus disse em Mat 6.26: Olhai para as aves do céu, que não semeiam nem segam, nem ajunta em celeiros, e o vosso pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? Não há necessidade de entramos em pânico ou estarmos inquietos quanto nossas necessidades diárias, pois nosso pai Celeste tem cuidado de nós.

Não produz frutos: Em Mat 6.27 disse Jesus: E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado ao curso de sua vida? Estar preocupado vai lhe trazer algum beneficio? Resolverá o problema? Produzirá algum fruto? Claro que não. Saiba que tudo para nossa vida depende de Deus o nosso Pai.

É inadequado para o Crente: Jesus disse em Mat. 6. 31 e 32: Não andeis, pois, inquietos dizendo: que comeremos ou beberemos ou com que nos vestiremos? Porque todas essas coisas os gentios procuram. De certo vosso Pai Celestial bem sabe que necessitais de todas essas coisas. É o mundo que entra em desespero, e não os filho de Deus. Pois sabemos que ele suprirá todas as nossas necessidades como está escrito em Fp 4.19: O meu Deus segundo as suas riquezas suprirá todas as vossas necessidades em glória por Cristo Jesus.

Vejamos agora como conquistar a prosperidade e a benção de Deus.

A Bíblia é a Palavra de Deus, e é proveitosa para ensinar, corrigir e instruir o homem para toda boa obra e tem conteúdo suficiente, capaz de mudar o ser humano em toda as áreas da sua vida.

Entre outros ensinamentos da palavra de Deus a cerca da prosperidade, o que vamos aprender agora não está em caráter único, mas, o que podemos chamar de: O primeiro passo para o caminho de uma vida próspera.

Baseado em II Crônicas 26. 1 a 5, a bíblia nos fala de um rei chamado Uzias que começou a reinar desde os seus dezesseis anos de idade, e cinqüenta e cinco anos reinou em Jerusalém, e também fez o que era reto aos olhos do senhor.

Agora veja o que diz o versículo 5: Por que deu-se a buscar a Deus, nos dias de Zacarias, sábio nas visões de Deus, e nos dias que buscou o senhor, Deus o fez prosperar. Ou seja:
                 
Buscou o Senhor = Deus o fez prosperar
 
Agora faremos um paralelo do versículo supracitado com outro versículo do evangelho de Mateus 6.33. Disse Jesus: Mas buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas. Ou seja:

Buscai primeiro o Reino e sua justiça = essas coisas vos serão acrescentadas

 Se você deseja ter uma vida próspera, tem que buscar ao Senhor, buscar primeiramente o Reino de Deus e sua justiça. E de que forma se busca a Deus?

• Você tem que querer. Observamos que Uzias deu-se a buscar, ele desejou, teve vontade.
• Você tem que buscar com fé. Sem fé é impossível agradar a Deus, em Jr. 29.13 diz: Buscar-me-eis e me acha-reis quando vós me buscardes de todo o vosso coração.
• Você tem que orar. A oração é o principal instrumento de busca a Deus. Veja o que diz: Daniel 9.3: Eu dirigi o meu rosto ao senhor para o buscar com oração, rogos, jejum, panos de sacos e cinzas.
• O tempo de buscar a Deus é agora, é hoje. Isaias 55.6 diz: Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.

Conclusão

É importante saber, que para termos uma vida próspera, é necessário buscar ao Senhor e dar prioridade ao seu reino. O senhor está disposto a te abençoar, e te prosperar, ele é Soberano, o Senhor é bom e sua beniguinidade dura para sempre Sl 136, a terra está cheia da bondade do Senhor Sl 33.5, mas você deve lembrar, que Deus nos fará próspero e nos abençoará de acordo com nossas atitudes, Salmos 128.1 diz: Bem aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos.

Você tem que temer o Senhor e andar nos seus caminhos. Este é o meio de resolver a crise financeira, é a solução para uma vida amarrada, frustrada e sem sonhos, é mudar para melhor uma vida de pobreza espiritual sem poder e unção.
É necessário Buscar, Temer e Andar nos Caminhos do Senhor, e então:

Salmos 128 2 a 4 diz: Pois comerás do trabalho de tuas mãos, feliz serás e te irá bem.A tua mulher será como a videira frutífera aos lados de tua casa, os teus filhos como planta de oliveira, à roda de tua mesa.Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor.
Deus te abençoe e te faça prosperar!

 Ivan Lisboa

 

coluna

© 2006 - 2010 | PIBIS - Primeira Igreja Batista Itapecerica da Serra
Designer Uiliam Cruz